Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seletiva de atletismo para os Jogos Escolares
Início do conteúdo da página

Preparativos para o 7 de Setembro

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h40 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 10h36

 

(transcrição da matéria publicada no Jornal A Tarde de 03/09/2023)

Participação popular deve ser o ponto alto do 7 de Setembro

Chegar cedo para conseguir o melhor lugar, ver de perto enormes tanques Exército, treinar para se apresentar de forma perfeita ou mesmo elaborar manifestos emocionantes e assertivos.
Na próxima quinta- feira, 7 de setembro, é comemorada a Proclamação da Independência do Brasil e os desfiles que acontecem em todo o país – são o ponto alto das comemorações….
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na capital baiana, o desfile tem início na Graça, percorre o Campo Grande, Avenida Sete de Setembro e dispersa na Praça Castro Alves. O desfile é principalmente uma manifestação do orgulho cívico dos brasileiros que, seja pela entoação do hino ou por ver as cores da bandeira do Brasil pela cidade, costumam ter esse sentimento de amor à pátria aflorado.
O Coronel de Infantaria, José Fernandes Carneiro dos Santos Filho é o comandante do Colégio Militar de Salvador (CMS) e afirma que o desfile é uma oportunidade para despertar ou consolidar importantes valores. “Esse é um atributo essencial para o desenvolvimento do patriotismo, espírito de corpo, companheirismo e espírito de cumprimento de missão. No ano passado ainda tivemos uma transição do período pandêmico, que acarretou restrição de efetivos. Este ano, o Colégio Militar de Salvador vai para avenida com força total”, garante.
A participação dos estudantes no desfile é voluntária, mas a adesão beira a totalidade do efetivo, explica o Comandante. E eles pouco precisam de ensaios, pois o projeto pedagógico do CMS, já inclui atividade cívico militar, então o aprendizado é contínuo. Entretanto, nenhum ensaio do mundo consegue afastar o nervosismo de desfilar para milhares de pessoas. Ainda mais quando é a primeira vez participando do desfile, como é o caso da Maria Luísa Sousa Coelho Santos de 11 anos, aluna do 6º ano e percussionista da banda do CMS.
“ A parte que mais me deixa ansiosa é o Romper da Marcha, mas participar do desfile é a realização de um enorme sonho e espero que este ano muitas pessoas venham assistir. Por minha mãe ser militar, assisti aos desfiles desde pequena e lembro com precisão o de 2017, quando acompanhei por todo o percurso ”, recorda Maria Luísa. Sua mãe a Suboficial da Força Aérea Brasileira (FAB) Cátia Cilene Sousa Coelho Santos, conta já ter passado por inúmeros desfiles, mas esse vai ser duplamente especial, pois ela irá desfilar não só com Maria Luísa, mas também com o filho de 16 anos, Adriano.
“ Só tenho a agradecimentos a Deus por me proporcionar tamanha felicidade, como mulher negra, poder demonstrar para a Bahia o que aprendi e amo fazer: marchar com alegria e garbo representando a Força Aérea Brasileira”, afirma a Suboficial. E sua felicidade. É mais do que bem compartilhada com o marido Robson Coelho Santos, que também assiste ao desfile desde criança.”Será o primeiro desfile em que estarão minha esposa, filho e filha juntos, então será realmente especial”, afirma.
INDEPENDÊNCIA
“A Independência do Brasil me ensina a importância de me tornar independente em várias coisas a cada ano que passa” afirma o aluno do 7º ano do CMS, Heitor de Magalhães Oliveira Sousa, 13 anos. Foi em um 7 de setembro que Heitor ficou independente das rodinhas da bicicleta quando tinha cerca de seis anos e a cada treino para alcançar a cadência perfeita nos ensaios da banda do colégio, ele sente que se torna mais independente.
“ O desfile da Independência nos ensina a sermos independentes mesmo em pequenas coisas. Tudo isso é conquistar uma certa liberdade”, afirma.
Este será o segundo ano em que Heitor será um participante do desfile e não um espectador. Ano passado foi só emoção ao passar pelas ruas e pelo palanque oficial. Para este ano, estou ainda mais animado e preparado”, garante.

Coronel Carneiro - Comandante do Colégio Militar de Salvador 

 

SO Cátia - FAB, este ano desfila com os filhos.

Aluno Heitor e família.

registrado em:
Fim do conteúdo da página