Histórico
O decreto nº 40.843, de 28 de janeiro de 1957, é assinado pelo Presidente, criando o Colégio Militar de Salvador. Provisoriamente instalado no prédio situado à Rua Agripino Dórea, nº 26, em Pitangueiras, onde funcionava o Instituto de Preservação e Reforma do Estado.
Em 05 de abril de 1957, o Coronel Uchoa assumiu o Comando do Colégio, caracterizando de fato o início das atividades.
O Colégio foi transferido para o Bairro da Pituba em 02 de julho de 1961. Estavam presentes na cerimônia de inauguração diversas autoridades, dentre elas o Governador Antônio Balbino, o Ministro da Guerra General Lott e o Comandante do CMS Coronel Bezerra Cavalcante.
Em 1989, o CMS foi desativado e voltou a funcionar novamente no ano de 1993, graças a um convênio firmado entre o Exército Brasileiro e o Governo do Estado da Bahia. No mesmo ano iniciaram-se as obras da primeira parte do novo pavilhão de aulas, também na Pituba.
No ano de 1993, foi realizado o exame de admissão para o preenchimento das 65 vagas para o 6º ano. Concorreram 1702 candidatos, entre meninos e meninas.
No dia 03 de fevereiro de 1994, foi inaugurado o pavilhão de aulas com entrada pela Rua das Hortênsias. Compareceram a solenidade o Governador Antônio Carlos Magalhães, o Comandante do Colégio Coronel Oliveira Freitas e demais autoridades. A aula inaugural foi proferida no Centro de Convenções, pelo Professor Aristides Fraga Lima, primeiro professor de Língua Portuguesa do CMS.
No dia 01 de dezembro de 2011, foi inaugurada a pedra Fundamental do pavilhão de Comando, onde está localizado o Gabinete do Diretor de Ensino, as seções da Divisão de Ensino (DE), Corpo de Alunos (CA), Seções de Estado-Maior e Vestiário de Alunos. Com entrada pela Rua das Hortênsias, o novo pavilhão recebeu o nome em homenagem ao Professor Aristides Fraga Lima, primeiro professor de Língua Portuguesa do CMS.
Acesse nosso Livro Histórico
Redes Sociais