Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço Cultural > Site > Em Manutenção (MODELO)
Início do conteúdo da página

Espaço Cultural

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 12h08 | Última atualização em Segunda, 16 de Maio de 2022, 11h58

No dia 5 de abril de 1989, foi criado o Museu do Colégio Militar de Salvador (CMS) pelo coronel Francisco Ronald Silva Nogueira - Comandante da Escola de Administração do Exército (EsAEx), visando à preservação da história do CMS. Após a suspensão das atividades do colégio, em 1988, o museu do CMS precisou ser desativado pouco tempo após a sua criação para ceder espaço à EsAEx. Mesmo assim, o sonho permaneceu aceso e veio a ser reinaugurado em 1991, durante as festividades do aniversário do CMS. Em 1993, o espaço do Museu foi novamente desativado, transformado-se em sala de aula para atender à demanda gerada pela reativação do Colégio em 1994. Em 2005, durante o Comando do coronel Lourival Carvalho Silva, foi iniciado o projeto de revitalização do Museu, que ocorreu em duas fases: na primeira, foi recuperada a estrutura física e a catalogação do acervo existente e na segunda, em 2006, iniciou-se o processo de cadastramento do Espaço Cultural - Museu do CMS na Diretoria de Assuntos Culturais  (DAC).

No 49º aniversário do CMS, o Museu voltou a ser ativado pelo coronel Joarez Alves Pereira Junior, Comandante da EsAEx/CMS. Em 2007, ano do Jubileu de Ouro do Colégio, o Museu foi transferido para o Pavilhão de Comando da Organização Militar, tendo a sua criação homologada, em 2012, junto a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), com a denominação de Espaço Cultural do Colégio Militar de Salvador (CMS). Em 2017, no comando do coronel Carlos Hassler, o Espaço cultural foi reformado e ampliado com a configuração de uma Sala de Exposições.

Em 2020, com a desvinculação do CMS da ESFCEX, foi realizada a adequação do novo Espaço Cultural do CMS, com a configuração atual, no Pavilhão Professor Fraga Lima do CMS.

O Espaço Cultural CMS pretende contribuir para o estudo, a educação e o entretenimento da sociedade brasileira e soteropolitana, através da preservação, conservação e exposição do acervo, bens e patrimônio de cunho histórico, ligados à memória desse  renomado estabelecimento de ensino.

Visitação

De segunda a quinta, das 9h às 16h e as

 sextas-feiras das 8h às 12h

Agendamento pelo telefone: (71) 3205-8855

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Colabore com o acervo

Se o(a) senhor(a) possui algum material ligado à memória do CMS (fotos antigas, revistas, documentos históricos etc.) e gostaria de colaborar com o acervo do Museu, entre em contato conosco.

Contato: (71) 3205-8855

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página