Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação do novo Comandante da 1ª Companhia de Alunos do CMS
Início do conteúdo da página

ALUNOS DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL PARTICIPAM DA HMUN 2023.

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 07h13 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 07h13

Uma delegação do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), composta por dezoito integrantes, sendo quatorze alunos selecionados nos Colégios Militares e quatro profissionais designados pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) participaram da 70ª sessão do Harvard Model United Nations (HMUN), que aconteceu entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2023, em Boston, nos Estados Unidos.

Antes da partida para os Estados Unidos, toda a delegação do SCMB se reuniu nas instalações do Colégio Militar de Brasília para uma primeira etapa, denominada “Preparação”. Nesta fase, foi realizado um nivelamento cognitivo, sob a coordenação do Gerente dos Projetos Educacionais da DEPA, o Coronel Marco Antonio Souto de Araujo, abordando o papel da Organização das Nações Unidas nas soluções de problemas globais e a geopolítica internacional como instrumento de negociação. O tema central do evento internacional foi “Superação de diferença por meio do diálogo”.

A segunda etapa, denominada “Visita Cultural”, aconteceu em Nova Iorque. Com o objetivo de conhecer a sede da ONU, a delegação foi recebida, inicialmente, no Escritório da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas. No escritório brasileiro, a delegação foi recepcionada por uma Comitiva, seguida de uma palestra para apresentação dos Projetos Educacionais da DEPA feita pelo Coronel Uilson Nascimento, Chefe da Delegação HMUN 2023.

Palestraram, também, o Embaixador Ronaldo Costa Filho e o Coronel do Exército Antônio Airton Rocha Pontes, Assessor do Conselheiro Militar. Após estas atividades, a delegação foi conhecer as instalações da ONU, guiada pelo Major Aviador Andrei Henning Salmoria, responsável pela administração do escritório e Assessor do Conselheiro Militar da Força Aérea Brasileira.

Na ONU, puderam conhecer a sala da Assembleia Geral, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Segurança, além de painéis como “Guerra e Paz”, do pintor brasileiro Candido Portinari. Ao final, os alunos foram agraciados com uma visita ao 38º andar, sala do Secretário Geral da ONU, recepcionados pelo Senhor Earle C. Rattray, Chefe de Gabinete.

Ainda em Nova Iorque, uma terceira etapa proporcionou à delegação a oportunidade de conhecer pontos históricos importantes, relacionados à geopolítica internacional. Posteriormente, nas instalações do Sheraton Hotel, em Boston, ocorreu a quarta etapa, a HMUN.

A cerimônia de abertura da HMUN aconteceu no auditório principal e a solenidade foi conduzida por professores e universitários de Harvard. Em seguida, todos os alunos iniciaram seus trabalhos nos diversos comitês da Assembleia Geral da ONU, representando a Alemanha e os Emirados Árabes Unidos. Neste momento, sem precedentes na história mundial, o valor do Modelo das Nações Unidas nunca foi tão claro. De recuperações de pandemias a guerras, os perigos que nosso mundo enfrenta exigem ação informada e recuperação enraizada na colaboração internacional – algo que a conferência se esforçou para promover.

Mais de 4 mil delegados do ensino médio, dentre eles os quatorze estudantes dos Colégios Militares e seus orientadores, juntaram-se à equipe de mais de 230 alunos de graduação da Harvard University para aprender sobre diplomacia, conectar-se com amigos de todo o mundo e oferecer soluções. Essa atividade atraiu alguns dos jovens líderes mais promissores de todo o mundo.

A Harvard Model United Nations é a mais antiga, a maior e uma das conferências mais internacionais do gênero, com delegados vindos de cerca de 60 países na sessão mais recente. O tamanho e a natureza internacional da conferência a tornam uma oportunidade de aprendizado que se estende além dos limites de uma sessão de comitê. Os alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil, na função de delegados, ensinaram e aprenderam com seus colegas, jovens líderes, bem como os membros da equipe de graduação de Harvard, enfrentando um ambiente extremamente competitivo e, fiéis aos nossos valores, atuaram com ética e representaram com honra as nossas tradições

O Sistema Colégio Militar do Brasil foi premiado com o segundo lugar geral na avaliação das redações apresentadas e, ainda, com Menção Oral no Comitê da Organização Mundial do Comércio.

A aluna Izabela Pacheco (CMBH) ganhou certificado de outstanding essay e a aluna Carolina Berlasque (CMM) ganhou Diplomatic Commendation - WTO.

Em uma quinta e última etapa, concomitante à etapa anterior, com o intuito de oferecer ampla informação e conhecimento aos discentes sobre os aspectos históricos, geográficos e culturais que influenciam no contexto cognitivo da sociedade estadunidense, os alunos visitaram a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo, guiados por ex-alunos do SCMB.

 

A Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial entende que a atividade de simulação das Nações Unidas eleva o potencial educativo por desenvolver de forma interdisciplinar várias áreas do conhecimento, especialmente aquelas ligadas às ciências humanas e linguagens; são ainda um forte instrumento para desenvolvimento de liderança e de inteligência emocional.

O Sistema Colégio Militar do Brasil, por intermédio de seus projetos educacionais, dos quais faz parte o Desafio Global do Conhecimento, integra o projeto pedagógico à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, desenvolvendo na sua plenitude as habilidades e competências previstas para o Ensino Médio.

 

Assista aos vídeos da experiência dos alunos do SCMB na HMUN

registrado em:
Fim do conteúdo da página