Colégio Militar de Salvador finalista na FEBRACE
Salvador, BA - Os alunos Ryan Barbosa Castro, Maria Eduarda Freitas Carvalho e Amanda Ribeiro Lima Rocha, do Colégio Militar de Salvador (CMS), realizaram estudos para aplicação de tecnologia na prevenção da COVID-19. Parece coisa de gente grande, mas não é. A ciência nasce como uma ideia e concretiza-se após horas de estudo e pesquisa. Os alunos identificaram um problema e propuseram uma solução através de um projeto que usa a engenharia para ajudar no combate ao conoravírus e possibilitar um retorno mais seguro às aulas e outras atividades presenciais. E a pesquisa está entre as finalistas da 19° Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), na área sanitária.
O dispositivo criado pelos jovens cientistas é constituído de um sistema, programado na linguagem C++ para Arduino, que lê as informações captadas e transmitidas por um sensor de gás sobre os níveis de dióxido de carbono (CO2) no ambiente. Esse gás é um bioindicador, através dele podemos ver a quantidade de pessoas em um ambiente. A partir dessas informações, o equipamento emite sinais luminosos e sonoros para alertar sobre os níveis de dióxido de carbono (CO2). Ao ser acionado o sistema realiza o teste do funcionamento dos seus componentes (LEDs e Buzzer) e, após a checagem, o sensor de gás começa a captar o nível de concentração de CO2 presente no local e acende os LEDs de acordo a saturação, indicando se o ambiente está saudável ou não.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um evento que estimula a criatividade e a reflexão nos jovens, incentivando a cultura investigativa, a inovação e o empreendedorismo, e o CMS instiga seus alunos a buscarem conhecimento e empregá-los na melhoria da sociedade, preparando-os para o exercício da cidadania. O resultado dessa equação é ciência aplicável. Confira mais detalhes do projeto no endereço: https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/147/ e vote na iniciativa dos alunos do CMS.
Redes Sociais