Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > No dia 21 de outubro o CMS realizou uma formatura para entregar os alamares.
Início do conteúdo da página

20 DE MAIO – DIA DO PEDAGOGO

Publicado: Terça, 19 de Maio de 2020, 17h50 | Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2020, 17h50

Salvador (BA) - O pedagogo é responsável em explorar os princípios e métodos, planejar, executar e coordenar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, ele é fundamental para a construção da sociedade e para a formação dos futuros cidadãos nas mais diversas áreas, como militares, médicos, advogados, engenheiros ou quaisquer outras profissões.

Preparar o sujeito para aprender ao longo de toda a vida é o desafio do educador e do pedagogo. Este profissional está presente em salas de aula, na coordenação, supervisão e orientação de ensino, nos diversos espaços em que o ensino formal acontece: escolas, cursos, empresas e hospitais, auxiliando na construção da aprendizagem, de maneira processual.

Desde a metade da década de 1990, essa profissão extrapolou os muros escolares, passando a atuar também em hospitais e empresas, na área de gestão de pessoas. A Pedagogia Empresarial é responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoal e pela coordenação de equipes multidisciplinares empregadas no desenvolvimento de projetos. A Pedagogia Hospitalar é responsável por cuidar da educação de crianças e jovens enfermos, elaborando ações educacionais para os pacientes, respeitando suas limitações e as condições em que se encontram. Hospitais contratam pedagogos para executar estes planos educacionais durante o tempo em que as crianças e jovens ficam internados.

O Hino a Guararapes traz, em sua primeira estrofe, o seguinte verso: “No presente seu futuro faz...”. Está aí a arte de educar: fazer hoje, pensando no amanhã. Educar não é apenas o ato de ensinar a ler e a escrever: está instruir para a vida, auxiliar e orientar no desenvolvimento cognitivo, físico, social, moral e emocional do indivíduo no presente, para que, no futuro, ele possa ser autônomo, tornando-se cidadão ativo e agente de transformação. Como afirmou Paulo Freire, educar é um ato de amor.


Pedagogo: pronto para a missão de educar!

registrado em:
Fim do conteúdo da página