Informativo da DEPA sobre A EPIDEMIA DO COVID-19 E AS AÇÕES A SEREM DESENCADEADAS PELOS COLÉGIOS MILITARES
CLIQUE AQUI PARA O INFORMATIVO SOBRE O COVID-19
INFORMATIVO GERAL Nº 2 A EPIDEMIA DO COVID-19 E AS AÇÕES A SEREM DESENCADEADAS PELOS COLÉGIOS MILITARES
Senhores pais e responsáveis;
A Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) vem, desde o último dia 26 de Janeiro, tratando o tema epidemia do coronavirus (COVID-19). Sempre atenta aos aspectos abordados pelas autoridades de saúde, a DEPA vinha colocando algumas ideias aos Comandantes dos Colégios Militares e ativando planejamentos para os possíveis períodos de contingência, além, é claro, das tantas medidas preventivas já bastante divulgadas. Tudo tendo como atenção a proteção dos nossos alunos e dos nossos profissionais.
Considerando as orientações do Governo Federal e do Departamento de Educação e Cultura do Exército, três premissas têm norteado as ações para os 14 Colégios Militares: a. trata-se de uma crise de impactos importantes pelo seu poder difusor; b. os Estados estão adotando medidas sanitárias locais para as suas especificidades; e c. a necessidade de rigorosa obediência às recomendações sanitárias das autoridades.
Nesse sentido, na medida em que os estados ou municípios forem decretando as suas ações, a DEPA emitirá orientações específicas aos Comandantes/Diretores de Ensino, a saber: a. acompanhamento do período de suspensão das atividades presenciais; b. migração do planejamento escolar e interação com a escola em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), já em funcionamento complementar, e agora de forma efetiva, procurando manter a carga horária das disciplinas; e c. emissão constante de circulares e avisos nos sítios eletrônicos dos CM.
Informo aos senhores pais e responsáveis que os Colégios Militares realizarão com seus filhos treinamentos e simulações de acesso ao AVA em datas a serem reguladas, atividades estas que solicitamos o acompanhamento no sentido de reportar aos CM os possíveis problemas de acesso com a plataforma AVA. A DEPA também manterá um apoio remoto para contornar esses desafios. Nossa Diretoria, por intermédio dos Colégios Militares, está trabalhando para que os AVA suportem os acessos.
É preciso estarmos juntos nessa jornada que esperamos ser breve. É momento de um envolvimento ainda maior da família junto aos seus dependentes.
Todos os esforços precisam estar direcionados para o apoio às distintas autoridades municipais, estaduais e federais e, muito particularmente, aos valorosos profissionais da área de saúde da nossa Pátria, que terão que contar com a nossa parcela de contribuição, com disciplina, foco e muita calma.
Estou seguro de que nossos criativos alunos, nossos engajados integrantes dos corpos permanentes e nossos entusiasmados pais terão muito a cooperar para que a fase de afastamento presencial, que já está em andamento em algumas escolas, possa se transformar em um período de estudo, leituras e aprofundamento da aprendizagem.
Por fim, eu gostaria de expressar a total confiança de que todos nós, da Família Garança, unidos, faremos a nossa parte para mitigar os efeitos dessa doença e para o prosseguir da nobre missão de educar. Ao final, sairemos fortalecidos.
Agradeço a colaboração de todos. Que o Senhor de todos os Exércitos abençoe e proteja a todos nós!
Redes Sociais