Solenidade reúne antigos e novos integrantes em grande celebração
Salvador (BA) – O Colégio Militar de Salvador (CMS) comemorou 60 anos de criação juntamente com a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), que completou 28 anos. A EsFCEx/CMS é uma Organização Militar do Exército Brasileiro que reúne dois estabelecimentos de ensino sob Comando único e realizou uma solenidade comemorativa referente aos aniversários de criação. O evento aconteceu nesta sexta-feira dia 7 de abril, às 20h, com a presença de autoridades, alunos, ex-alunos, familiares e convidados.
A solenidade foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor General de Exército Artur Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste e prestigiada pelos Excelentíssimos Senhores, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, Antigo Ministro-Chefe de Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República; Vice Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do 2º Distrito Naval; General de Divisão Júlio Cesar de Arruda, Diretor de Ensino Superior Militar; General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Comandante da 6ª Região Militar; General de Brigada Flavio Marcus Lancia Barbosa, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial; dentre outras autoridades militares e civis.
A data de criação efetivamente se deu em 5 de abril, mas as celebrações ocorreram durante toda a semana com atividades militares, culturais, religiosas, socioambientais e esportivas. Entre elas, inauguração de memorial, lançamento de selo comemorativo, plantio de mudas, torneiros esportivos e confraternizações entre antigos e novos integrantes deste Estabelecimento de Ensino.
Durante a solenidade, ocorreram a entrega de medalhas pela aplicação nos estudos, premiação de concurso literário, homenagem a banca avaliadora dos trabalhos e o tradicional Desfile da Saudade, quando antigos alunos do CMS voltaram a ostentar a boina garança, relembrando bons momentos vividos no “Recinto Sagrado”.
O CMS foi fundado no ano de 1957, com sua primeira sede na Rua das Pitangueiras, em Brotas. Em 1961, foi transferido para o bairro da Pituba, onde funciona até os dias atuais.
No seu sexagésimo aniversário, o Colégio Militar marca a plenitude de uma jornada dedicada à formação de jovens, desde sua criação. Durante mais de meio século de existência, este tradicional estabelecimento tem sido fiel à proposta de seus fundadores na formação de cidadãos plenos, com profundo conhecimento na área acadêmica e possuidores de sólidos valores morais, éticos e sociais.
Este “Nobre Cadinho” contribuiu para educar gerações de brasileiros, em especial de jovens baianos, sendo que muitos se tornaram expoentes em suas atividades profissionais. Aliando a preservação dos valores à constante evolução do conhecimento, o CMS atende hoje mais de 700 alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Já a EsFCEx foi criada no ano de 1989, com o nome de Escola de Administração do Exército (EsAEx), passando no ano de 2010 à sua denominação atual, “Escola de Formação Complementar do Exército”. Sua missão é realizar a formação do militar do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), reunindo profissionais de nível superior de diferentes ramos do conhecimento: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Informática, Magistério, Psicologia, Veterinária, entre outras. A cada ano, um disputado concurso seleciona brasileiros de ambos os sexos, de até 36 anos, para ingressar na carreira militar por intermédio do QCO, contribuindo para a eficiência operacional e administrativa do Exército Brasileiro.
Um momento especial para esta Escola e para o Exército foi a inclusão das mulheres, que ocorreu a partir de 1992, passando a ser a EsFCEx pioneira na formação de Oficiais de carreira do sexo feminino.
Este Estabelecimento de Ensino comemora, com orgulho, seu legado e se prepara para os desafios futuros com o mesmo entusiasmo e vibração de seus primeiros dias.
Redes Sociais