Colégio Militar de Salvador realiza a IV Simulação das Nações Unidas
Salvador (BA) – A Quarta edição da Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Salvador (IV MUNdoCMS) foi realizada no período de 4 a 6 de dezembro, envolvendo cerca de 150 alunos e professores dos colégios do Sistema Colégio Militar do Brasil, Colégio Naval, Escola Naval e Estabelecimentos de Ensino Básico e Superior da Região Metropolitana de Salvador.
A MUNdoCMS teve como tema gerador a pluralidade cultural e ideológica, com o objetivo de provocar uma reflexão acerca das diferenças presentes no mundo. Para tal, o Colégio Militar de Salvador se tornou palco de uma grandiosa integração de culturas, com representantes de todas as cinco regiões brasileiras. Durante o evento, a diversidade se fez presente tanto nos ambientes de trabalho quanto nos momentos de lazer, nos quais os delegados e jornalistas tiveram a oportunidade única de criar laços interpessoais com as mais variadas percepções regionais do nosso país, além de elucidarem questões atuais e históricas presentes ao redor do globo.
No contexto de proporcionar experiências de diversidade cultural e visão de mundo, o Sr Igor Yorna Cabral Miranda Lima, neto de Amilcar Lopes Cabral, proferiu uma palestra introdutória sobre a cultura e história de Guiné-Bissau.
A Simulação foi composta por quatro comitês: o Conselho de Segurança Histórico sobre a Guerra das Coréias; o Conselho dos Direitos Humanos, que tratou sobre o Infanticídio na África Subsaariana; o Mercosul, que discutiu o caso da Venezuela; e o Comitê Histórico sobre a Conferência de Paz de Paris. O evento contou também com uma Agência de Comunicação que teve a missão de realizar a cobertura dos comitês e seus desdobramentos, bem como confeccionar o jornal de circulação interna.
“Foram três dias de dedicação, discussões, documentos de trabalho e amizades. Ao aplicar a diversidade em nosso cotidiano, acabamos por proporcionar uma experiência singular aos envolvidos na MUNdoCMS. Os Modelos das Nações Unidas visam discutir e buscam soluções de problemáticas do contexto mundial, tanto contemporâneas quanto de séculos passados. Amplamente difundidas tanto no Brasil quanto no mundo, as MUNs têm o poder de transcender o conhecimento das salas de aula, ao estimular de forma prática o conhecimento de mundo e o pensamento crítico de seus participantes”, explica o Al Marcelo Azevedo, do 2º ano do CMS.
Créditos: Sgt Gustavo/Sd Messias/Sd trindade/ Sd Breno
Redes Sociais