Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Talento, criatividade e animação marcam o Festival Jovens Talentos do CMS
Início do conteúdo da página

Alunos do CMS participam de Intercâmbio em Portugal

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 15h46 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 15h47

Salvador (BA) – Aprovados para a 3ª fase do ‘Concurso Era Uma Vez... Brasil 2017’, quatro alunos do 8º ano do Colégio Militar de Salvador (CMS) participaram de um intercâmbio cultural, de 06 a 16 de novembro, na cidade de Lisboa, em Portugal. O concurso é um projeto cultural que buscou principalmente incentivar o interesse dos alunos pela cultura e história do Brasil.

Neste ano, o concurso trabalhou o tema “A Transferência da Família Real e da Corte Portuguesa para o Brasil”, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. A competição ocorreu em três fases: Etapa 1 – Era uma vez… Fatos Históricos, Etapa 2 – Era uma vez…Campus e Etapa 3 – Era uma vez…Intercâmbio. Na primeira etapa, foi necessária a produção de uma HQ sobre a indecisão de D. João e um vídeo sobre a sociedade brasileira da época. O CMS obteve 18 alunos aprovados para a 2ª fase. Na segunda etapa, foi realizado um campus cultura de uma semana na cidade de Mata do São João, onde os 100 alunos classificados desenvolveram atividades teatrais, musicais, audiovisuais e de capoeira.

No dia 29 de agosto, foram anunciados os 16 aprovados para a 3ª fase e os alunos do CMS conquistaram quatro vagas para a fase internacional, foram eles: Matheus Luquini (2º lugar), Victoria Chicourel (3º lugar), Rebeca Oliveira (5º lugar) e Luize Habib (7º lugar), além dos estudantes, o professor de História do 8º ano, 1º Sargento Mateus, também foi selecionado, dentre os orientadores dos demais colégios participantes, para a viagem.

Em Portugal, os quatro alunos conheceram os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil. O intercâmbio trouxe aos alunos muito aprendizado e experiências, por meio de atividades culturais junto a colégios e escolas européias, bem como visitações aos pontos turísticos e educativos. Segundo a Al Rebeca Oliveira, do 8º ano, “Foi mais que uma simples viagem. Foi uma oportunidade única de conhecer um pouco mais da história do Brasil e formar nossa identidade como brasileiros”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página