Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do CMS participam da III Olimpíada Brasileira de Geografia
Início do conteúdo da página

Alunos do CMS participam da III Olimpíada Brasileira de Geografia

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h35 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 10h30

Salvador (BA) – Nos dias 21 e 22 de outubro, duas equipes do Colégio Militar de Salvador (CMS), compostas pelos Alunos Hayne, Lopes e Bruno Machado e os alunos Alonso, Júnior e Pena, participaram da Etapa Nacional da III Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e da 1ª Edição da Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT). As Olimpíadas ocorreram de forma conjunta no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), na cidade de Brasília/DF.

A competição ocorreu em duas fases online e uma presencial. Nas etapas iniciais (on-line) foram 1.977 equipes inscritas de 25 Estados e do Distrito Federal, participando apenas da etapa presencial as equipes classificadas em primeiro lugar por Estado.

Entre as diversas atividades propostas pela organização do evento, os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos com a palestra sobre Paleontologia do Dr. Rodrigo Miloni Santucci, professor da UnB da área de Geociências, com vasta experiência em Paleontologia.

Durante a competição os alunos exercitaram a capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos. Ao final, o CMS conquistou o Troféu de 2° Lugar por equipes da OBCT e foram entregues medalhas e certificados aos alunos participantes.

“As Olimpíadas no Ensino Básico tem como principal finalidade desenvolver, nos aprendizes, o senso crítico por meio do estímulo ao estudo das ciências. A Geografia e as Ciências da Terra são áreas de grande relevância no que tange ao desenvolvimento do aprendiz enquanto cidadão do mundo e ser transformador da realidade. Além do desenvolvimento de habilidades e competências inerentes aos desafios propostos por essas Olimpíadas, os participantes tem a oportunidade de entrarem em contato com o meio acadêmico e de verem despertadas possíveis escolhas quanto à carreira profissional no futuro”, afirma o Tenente Nogueira, professor de Geografia do CMS.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página