Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Selo Comemorativo e Inauguração de Memorial em Homenagem ao Sexagésimo Aniversário do CMS
Início do conteúdo da página

Lançamento do Selo Comemorativo e Inauguração de Memorial em Homenagem ao Sexagésimo Aniversário do CMS

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 15h11 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 09h18

Salvador (BA) - Dentro da programação comemorativa dos 60 anos de criação do Colégio Militar de Salvador (CMS), no dia 05 de abril, ocorreu a solenidade de lançamento do selo personalizado alusivo ao sexagésimo aniversário e inauguração de memorial em homenagem à 1ª edificação que abrigou o CMS – “Casarão de Pitangueiras”.

 

O evento foi presidido pelo Excelentíssimo Senhor General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Comandante da 6ª Região Militar, e prestigiado pelos Excelentíssimos Senhores General de Divisão Roberto Viana Maciel dos Santos, Antigo Vice-Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa, atual Departamento de Educação e Cultura do Exército; General de Brigada Érico de Aragão, Assessor Técnico do DECEx; e Senhor Vaner José do Prado, Diretor Regional dos Correios na Bahia.

 

O Diretor Regional dos Correios realizou o lançamento oficial, no universo do colecionismo postal, do selo personalizado, celebrando as seis décadas deste Estabelecimento de Ensino, bem como a entrega do álbum da emissão do selo às autoridades presentes. O selo personalizado é um produto filatélico, impresso pela Casa da Moeda do Brasil, com as legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos Correios.

 

Após o ato de lançamento do selo, foi descerrada uma placa e painel fotográfico em homenagem ao “Casarão de Pitangueiras”. A criação do memorial surgiu da necessidade de homenagear e deixar eternizado a lembrança às gerações futuras, o local que primeiro abrigou o ensino preparatório e assistencial do Exército Brasileiro, em terras baianas. O Casarão abrigou os professores e os alunos pioneiros do CMS no período de 1957 a 1960. Em 1961, o Colégio foi transferido para o bairro da Pituba, onde funciona até os dias atuais.

 

Participaram da inauguração do Memorial, no ato de seu descerramento, as autoridades presentes, antigos alunos das turmas pioneiras e alunos da nova geração do CMS. A placa descerrada traz a seguinte inscrição: “Aos 60 anos da criação do CMS, nesta nova casa na Pituba, recordamos com saudosa gratidão a casa que primeiro abrigou os pioneiros do Colégio Militar de Salvador - Casarão de Pitangueiras”. Já o painel exalta a grandeza do “Nobre Cadinho” desde a sua criação, trazendo imagens do Casarão, ladeado por fotos do Batalhão Escolar em desfile à época, como que em posição de guarda ao antigo “Templo do Saber”, e um poema, que destaca a perenidade dos valores desta Instituição de Ensino.



DESCRIÇÃO DO SELO PERSONALIZADO:

 

selo com picote02 CopiaO selo alusivo aos 60 anos do Colégio Militar de Salvador traz em sua composição a imagem da 1ª casa que abrigou o “Nobre Cadinho”, no ano de 1957, o antigo “Casarão de Pitangueiras”. Integrada à imagem, temos a atual fachada do Colégio Militar, hoje edificado na Pituba, bairro que se orgulha em ter recebido este “Templo do Saber”, em 1961.


A transposição das duas imagens no selo representa a vitória na missão de “Educar com Valores” ao longo desses 60 anos de história, ajudando a construir o bom caráter de mais de 10 mil jovens que cruzaram os portões deste Colégio e ostentaram a boina garança.


Sobrepondo as imagens, temos um medalhão composto de:

 

CÍRCULO DOURADO – representando o perene compromisso com a “Educação com Valores”, bem como a trajetória contínua e constante desse “Recinto Sagrado”. Sempre fiel à proposta de seus fundadores na formação de cidadãos plenos, com profundo conhecimento na área acadêmica e possuidores de sólidos valores morais, éticos e sociais.

 

CINTURÃO DE ESTRELAS – composto de seis estrelas douradas representando as décadas em que esta Nobre Casa semeou as boas sementes do saber nos corações e mentes de uma mocidade gloriosa e altaneira, comemorando, com orgulho, seu rico legado e se preparando com o mesmo entusiasmo e vibração dos primeiros dias, para os novos desafios futuros.

 

FEIXE DE CEREAIS – os feixes de trigo entrelaçados representam a prosperidade, as conquistas, ou seja, o êxito na excelência na Educação. Uma jornada vitoriosa dedicada à formação de jovens, desde a sua criação, em 1957.

 

ESTRELA COM CASTELO DE PRATA EM SEU INTERIOR – é o símbolo do Colégio Militar. Também presente no medalhão, encontra-se no intervalo das datas de fundação e do Sexagenário desta Casa firmada nas terras seculares baianas. Gloriosa Casa que guarda, nos dias de hoje, as tão caras tradições deixadas por diversas gerações de professores e alunos.

 

Todo conjunto, sobreposto a uma faixa vermelhas e azul, cores heráldicas do Exército Brasileiro, na qual figuram os símbolos do Exército e da EsFCEx/CMS, instituições garantidoras da Educação com Valores.

 

DSC 0003

 

DSC 1027

 

DSC 0032

 

DSC 0007

 

DSC 0047

 

DSC 1085

 

DSC 0014

 

DSC 0041

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página