Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 7° Desafio Global
Início do conteúdo da página

Nota de Esclarecimento

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 12h09 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 10h19

No dia 20 de setembro, o Colégio Militar de Salvador (CMS) tomou ciência de uma suposta conduta irregular envolvendo alunos que teriam utilizado inteligência artificial para manipular imagens de alunas do colégio. Na internet há um mundo de possibilidades, positivas e negativas, por isso o tema está sendo sempre tratado com alunos e familiares. Os profissionais do colégio estão constantemente atualizando-se sobre o assunto, já tendo, inclusive, tomado ciência de casos similares em outras escolas brasileiras.

O Colégio Militar de Salvador, em seu Projeto Pedagógico, tem como fundamento a formação integral do aluno para o exercício da cidadania, por meio do saber, fazer, ser e conviver. E, usando diferentes ferramentas, trabalha competências e habilidades socioemocionais, com a parceria dos pais e da sociedade como um todo. A educação se dá na escola e além dela. Ciente disso, o colégio utiliza o trinômio aluno, escola e família para desenvolver - além de capacidades cognitivas e senso crítico - atitudes, valores e hábitos saudáveis à vida em sociedade.

Como entidade educadora, o CMS vê com tristeza a situação e, desde que tomou conhecimento, passou a apurar, rigorosamente os fatos, por meio de processo administrativo, com o intuito de esclarecer onde e como ocorreram as irregularidades, além de identificar todos os envolvidos. É com tristeza que vê, também, o grande número de boatos sendo disseminados e levados à imprensa. Os órgãos competentes – ligados à infância e à juventude, foram informados sobre os fatos. A atuação responsável é necessária para preservar os alunos. Pari passu ao processo administrativo, o CMS tem se preocupado com o controle dos danos gerados, prestado todo o apoio necessário. Assim, tem atendido às famílias de todos que o procuram. A finalidade do colégio é educar.

O Colégio Militar de Salvador não coaduna com qualquer violação dos preceitos de ética, deveres e obrigações escolares, das regras de convivência social e dos padrões de comportamento impostos aos alunos. Quando comprova falta, tem como ferramenta as Normas Reguladoras do Regime Disciplinar, previstas no Regimento Interno dos Colégios Militares, que lhe dá meios para aplicar as medidas pedagógicas condizentes. Cabe lembrar que, os atos irregulares cometidos por adolescentes são tratados, à luz do direito, como ato infracional.

Qualquer julgamento antecipado ou juízo de valor sobre o ocorrido, sem ouvir os lados envolvidos, é irresponsável e compromete a educação que escolhemos para os nossos filhos/alunos, a educação com valor.

O colégio sempre esteve aberto e assim permanecerá, apoiado no trinômio aluno, colégio e família, enfrentando os desafios para entregar a sociedade cidadãos cônscios dos seus deveres, obrigações e direitos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página