Parlamentares visitam a EsFCEx/CMS
No dia 23 de agosto, a Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (EsFCEx/CMS) recebeu a visita do Deputado Estadual José de Arimatéia – Vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento – e, no dia 24 de agosto, dos vereadores de Salvador Téo Senna – Vice-Presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer; Daniel Alves Vianna – membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização; Cristiane Correia – Presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer; e Fábio Souza – membro da Comissão de Saúde. Nas duas oportunidades, o Coronel Costa Neto – Comandante da EsFCEx/CMS, acompanhado do Coronel R1 Américo Heckert – Assessor Parlamentar do Comandante da 6ª Região Militar, apresentou aos ilustres visitantes as principais atividades pedagógicas desenvolvidas pelos dois estabelecimentos de ensino, o projeto de transformação da EsFCEx e da Escola de Saúde do Exército (EsSEx) na futura Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), e a desvinculação do CMS. Todas as ações para a implementação dos referidos projetos encontram-se em curso e a ativação das novas Escolas está prevista para o final deste ano. Com isso, a cidade de Salvador vai concentrar grande parcela da formação de oficiais da linha militar não bélica do Exército Brasileiro. A criação da nova ESFCEx tem por objetivos aperfeiçoar o processo de internalização de valores institucionais e preceitos de hierarquia e disciplina nos oficiais das linhas de ensino de Saúde e Complementar, padronizar a formação militar e fortalecer a coesão entre seus integrantes, bem como contribuir para a racionalização administrativa da Força.
Os aportes e profissionais disponibilizados pelo Exército consubstanciarão os objetivos. No entanto, investimentos na adequação das instalações desses novos estabelecimentos e na aquisição de diversos materiais e equipamentos crescem de importância. Além disso, serão imprescindíveis melhorias no sistema de drenagem da área do complexo desportivo que atende às duas escolas e, em etapas futuras, vislumbram-se ainda outras possíveis obras de infraestrutura, tais como a aplicação de um piso sintético na pista de atletismo e a construção de arquibancadas e vestiários. A concretização dessas obras, além de beneficiar os futuros alunos da ESFCEx e do Colégio Militar de Salvador, poderá contribuir para a preparação de atletas baianos, por meio da utilização das instalações por algumas federações esportivas.
Em função da visita, os vereadores, sensibilizados pelas informações fornecidas e melhor conhecedores das transformações da Escola de Formação Complementar e do Colégio Militar Salvador, dispuseram-se a realizar gestões junto à Prefeitura para um levantamento das condições existentes e eventual idealização de um projeto de macrodrenagem de águas pluviais da Rua Território do Amapá, contígua à Escola, para solucionar a questão do alagamento da área de esportes (campo de futebol, quadras, ginásio e pista de atletismo) que sofre com o escoamento da água das chuvas da rua para o interior da Escola, como se fosse uma bacia de drenagem. A par disso, verificaram a grandeza do projeto de criação da ESFCEx e como ele poderá propiciar parcerias para o esporte na cidade, dentro do escopo das duas comissões representadas na visita.
Redes Sociais