Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > EsFCEx/CMS recebe Comando da Polícia Militar da Bahia
Início do conteúdo da página

Um olhar sobre a solidariedade

Publicado: Sexta, 28 de Maio de 2021, 12h07 | Última atualização em Sexta, 28 de Maio de 2021, 12h07

Por Matheus Francisco Luquini de Souza - Aluno 4112

Colégio Militar de Salvador

 

 

       “Gregário”, por definição do dicionário: aquele que vive em bandos ou em grupos. Não há adjetivo melhor que esse para classificar o que é ser humano. Somos seres sociais, que, em sua grande maioria, apreciam estar juntos, em sociedade e em comunhão. Com a pandemia da covid-19, porém, veio, quem sabe, o maior desafio que já enfrentamos como espécie.

       Nesse período, marcado por milhares de vidas perdidas e pela ruína econômica de larga parcela da população brasileira, as pessoas que já necessitavam de algum suporte passaram a precisar mais ainda de uma mão amiga. Foi nesse cenário que a Legião de Honra do Colégio Militar de Salvador (CMS), expoente do Exército Brasileiro, identificou que, mais do que nunca, parte da comunidade baiana clamava por ajuda. Assim, inspirado nos passos do Anjo Bom da Bahia, o grupo escolar arrecadou toneladas de alimentos e itens de higiene pessoal para destinar às Obras Sociais Irmã Dulce.

            Durante a entrega dos donativos, ocasião marcada pela acolhedora presença de estudantes do Centro Educacional Santo Antônio, foi impossível não refletir sobre o legado deixado pela gigante de 1,48 m de altura, reconhecida internacionalmente como Santa Dulce dos Pobres. A abnegação, o altruísmo e o espírito solidário que guiaram a vida da freira podiam ser identificados em cada uma daquelas crianças que recebiam as doações e que tiveram suas vidas mudadas pelo legado da Santa. O quase indescritível sentimento de fazer parte de algo maior que si, de contribuir para uma obra que beneficia tantas pessoas, foi o que tomou conta dos corações dos legionários presentes naquele encontro.

            O ato de doar, de maneira desinteressada e genuína, alimenta a alma, tanto de quem doa quanto de quem recebe. Assim, a esperança da Legião de Honra do CMS é a de que muitas outras pessoas também sintam-se inspiradas a ajudar o próximo com o que puderem, criando assim, um ciclo de mudança positivo. Em especial, espera-se que a juventude venha a sensibilizar-se diante da necessidade do seu semelhante,  afinal, os jovens de hoje possuirão o poder para mudar o amanhã. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página