Salve, Exército Brasileiro!
A Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (EsFCEx/ CMS) comemorou o Dia do Exército com uma cerimônia militar, seguindo os protocolos sanitários para o combate ao coronavírus. O Estabelecimento de Ensino lembrou os 373 anos dessa instituição que nasceu nordestina e vitoriosa, em meio a Batalha de Guararapes, travada em 1648. Ali nasceu o Exército Brasileiro e o sentimento de que esta terra deveria pertencer somente aos brasileiros.
Ao longo dos séculos o Exército vem cumprindo as missões que lhe são prescritas e acompanhando e colaborando para o desenvolvimento nacional; protegendo a população e fortalecendo a paz social; garantindo a liberdade e a soberania da Nação; trabalhando para o desenvolvimento de táticas e tecnologias que contribuam para a efetividade de suas ações, tanto bélicas quanto sociais; defendendo as fronteiras e preservando vidas – seja no combate a endemias, pandemia ou na assistência social e de saúde a comunidades remotas; e, sobretudo cultuando valores morais e éticos – esses nunca suplantados e esquecidos e que são o artefato mais poderoso de qualquer instituição ou indivíduo.
A “simbiose histórica entre a Força Terrestre e o Povo Brasileiro é fator preponderante para que a sociedade mantenha a elevada confiança no Braço Forte e na Mão Amiga de seu Exército”, nos lembra o texto Alusivo ao Dia do Exército emitido pelo Comando da instituição. E essa confiança faz acreditar que mesmo que não haja um militar fardado em cada esquina, há um Exército para a defesa da liberdade e da Nação.
Redes Sociais