EsFCEx/CMS sedia percurso de Campeonato Brasileiro/Mundial de Orientação na modalidade Sprint
Salvador (BA) – Entre os dias 14 à 17 de novembro, a cidade de Salvador sediou o Campeonato Brasileiro / Mundial de Corrida de Orientação na Modalidade Sprint. O 4º percurso do evento ocorreu na Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (EsFCEx/CMS) onde ocorreu também a cerimônia de premiação e de encerramento do evento.
A abertura do evento ocorreu na sexta feira, dia 14, no Pelourinho. No sábado, pela manhã, os atletas correram nas ladeiras do Bonfim. Pela tarde, o 3º percurso ocorreu na Universidade Federal da Bahia (UFBA). E no domingo pela manhã, pra fechar com chave de ouro o evento ocorreu dentro da EsFCEx/CMS.
A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.
Com cerca de 450 atletas inscritos, dentre brasileiros e estrangeiros da Bélgica, Portugal, Noruega, dentre outros, o CMS, com seu clube, teve uma participação expressiva nessa competição. Primeiro pela quantidade de inscritos, quase 30 atletas. Segundo pelos ótimos resultados que foram obtidos pelos atletas integrantes do CMS. Vale destacar a aluna Thalia do 2º ano que correu na categoria D21E, a categoria mais difícil do segmento feminino. Também, o aluno Ryan do 8º ano que ficou em 2º geral na categoria H16A; o aluno Mariano que obteve a 3ª colocação na categoria H12B; os alunos Lin Dylon e Lucas Zordan que foram campeões nas categorias H14B e H20A respectivamente; e as alunas Maria Victória, Vitória Luísa e Ísis Ramalho que obtiveram o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.
A característica própria do desporto Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomada de decisão rápida, corrida em terreno natural variado, manutenção do controle da distância percorrida etc. Em cada percurso, os atletas são intensamente desafiados, tanto física quanto tecnicamente O nível técnico das 4 pistas, associado a complexidade dos locais das competições, foram determinantes para o Campeonato Brasileiro de Orientação na modalidade Sprint ser considerado o maior evento nacional dessa modalidade.
Fotos: Sd Jesus Santos
Redes Sociais